Fotos: André Pessoa

Página Inicial       Receptivo    Contato   Imagens

selvabrancatur@hotmail.com

 
d
d
d
  Ecoturismo
d
  Serra da Capivara
d
  Serra das Confusões
d
  São Raimundo Nonato
d
  Serviços
d
  Imagens
d
  Contato
 

SERRA DA CAPIVARA
SÍTIOS PRÉ-HISTÓRICOS DO BRASIL


PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado no dia 5 de junho de 1979 como resultado de um conjunto de trabalhos científicos liderados por pesquisadores do Brasil e do exterior que descobriram na região o maior conjunto de sítios pré-históricos do Brasil. Na época de sua criação, ele foi a primeira reserva federal a preservar o ambiente da caatinga com toda a sua biodiversidade.

Atualmente o Parque Nacional Serra da Capivara é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, título conferido pela Unesco em 1991, graças as centenas de sítios arqueológicos com pinturas e gravuras pré-históricas que contam detalhes da vida das antigas sociedades que ocuparam a região durante muitos milênios.

Considerado uma espécie de "Disneylândia da Pré-História" em função do seu grande número de atrativos, a Serra da Capivara é ambiente propício para a observação da fauna e flora da caatinga, caminhadas ecológicas, passeios de bike, escaladas e rapel, visita as centenas de sítios arqueológicos, cavernas e grutas, entre muitas outras atrações.

FAUNA: O parque abriga a maior população de onça-pintada do Nordeste e é considerado uma das áreas com maior biodiversidade da caatinga, com representantes legitimos desse ambiente como o mocó, a seriema, inúmeras espécies de reptéis e até aves imensas como a arara-vermelha e a águia-chilena. Nos últimos anos uma série de pesquisas tem descoberto espécies até então desconhecidas pela ciência.

FLORA: Certamente a Serra da Capivara abriga o maior banco genético da caatinga com dezenas de espécies ainda não conhecidas pelos pesquisadores. Estima-se que a caatinga abrigue mais de 2 mil espécies de plantas nos seus diferentes ecossistemas e a área onde se localiza o parque nacional tem surpreendido os cientistas a cada expedição. Entre as árvores mais conhecidas destaque para o angico, pau d'árco, aroeira, barriguda e muitas outras.
 

 
d

 

 

 

d
d

SEJA BEM VINDO AO RECEPTIVO SELVA BRANCA TUR
Todos os direitos reservados a Receptivo Selva Branca Tur - São Raimundo Nonato-PI
Contato: (89) 9411 8901 / 9985 4977 / 9405 4607 / 9411 2401  -  E-mail: selvabrancatur@hotmail.com


WM Design