Circuitos, roteiros

Circuitos – Descritivo

 

DESCRITIVO DOS CIRCUITOS DO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA

  1. DESFILADEIRO DA CAPIVARA

Caminhadas de curto percurso no Desfiladeiro da Capivara. Considerado de dificuldade fácil, o desfiladeiro foi utilizado desde os tempos pré-históricos pela população local. Algumas pinturas estão entre as mais antigas da Tradição Nordeste.1 manhã.

  • CALDEIRÃO DO RODRIGUES

Circuito de nível pesado com caminhadas de 6 horas de duração, via ferrata, e mirantes do Baixão da Pedra Furada, além dos sítios arqueológicos com pinturas de cenas muito nítidas. 1 manhã.

  • GROTÃO DA ESPERANÇA

Circuito de nível pesado com caminhadas pela chapada e vistas panorâmicas com paisagens de inigualável beleza e avistamentos da fauna local. 1 manhã.

  • BAIXÃO DO PERNA

Circuito composto por trilhas no fundo de um vale alto com cerca de 15 sítios arqueológicos abertos à visitação, além do contato direto com a flora e a fauna locais. Os sítios dessa região retratam motivos de sexo, inclusive em grupo. Uma manhã ou uma tarde.

  • BAIXÃO DAS MULHERES

Circuito que permite o acesso ao alto da chapada, com possibilidade de realização de travessias entre os cânions da região, tornando a trilha muito esportiva. Uma manhã ou uma tarde.

  • BAIXÃO DA PEDRA FURADA

Circuito mais visitado do Parque Nacional, com a visita à Pedra Furada, monumento geológico ícone do Parque e do Boqueirão da Pedra Furada, sítio com a maior concentração de pinturas em um paredão só e o sítio arqueológico mais antigo das Américas. 1 dia.

  • SERRA BRANCA

Circuito composto pela maior concentração de pinturas rupestres e trilhas pelos olhos d’água da região. É possível ter o contato com antigas habitações que contam a história da ocupação da região por exploradores de látex. 1 Dia.

  • TRILHA HOMBU

Circuito de dia inteiro que possibilita caminhadas por variados tipos de terrenos e contatos com diferentes ambientes de caatinga, além de subidas por escadas a mirantes de rara beleza.

  • VEREDÃO DO ESTEVÃO

Ambiente com mata tropical úmida e sítios arqueológicos ricos de cenas do cotidiano das sociedades pré-históricas de cerca de 8.000 anos antes do presente. Exige carro tracionado ou motocicleta. 1 manhã ou uma tarde.

  1. SÍTIO DO MEIO

Circuito de nível médio composto por caminhadas e subidas ao mirante da Pedra Furada e com possibilidade de travessia para o Baixão da Pedra Furada. Sítios arqueológicos de importância científica, onde foram encontrados os vestígios de cerâmica e pedra polida mais antigos das Américas. 3 horas.

  1. BAIXÃO DAS ANDORINHAS

Canion de paisagem de tirar o fôlego onde acontece um fenômeno único: a revoada de andorinhões de coleira que realizam vôos rasantes com extrema velocidade e de forma acrobática. Nível leve. 1 Tarde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *